sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Planos - Terceira parte

Depois que passei a trabalhar a idéia de maneira concreta, tive um impulso que talvez muita gente venha a ter quando começar a planejar a própria viagem: sair comprando equipamento, roupa especial, apetrechos e quinquilharia de camping.

Bom, a menos que você seja filho (ou neto) do Antônio Ermírio de Moraes, controle-se. Você vai precisar de muito menos coisa do que possa imaginar. Com base na nossa experiência pessoal, e levando em conta o que li de outras pessoas que foram, fiz a lista a seguir. Exceto obviamente pelo que é de gosto estritamente pessoal, é tudo que você verdadeiramente precisará na sua viagem!
  • Um bom calçado. Parece simplista, mas faz diferença. Pesquise com carinho, especialmente se for fazer a trilha inca. O terreno é bem agressivo, cheio de pedras, e não é qualquer conga que te leva até o fim. E compre com pelo menos um mês de antecedência, pra poder usar bastante antes da viagem, a fim de lacear. Acredite, FAZ diferença. Não vou aqui puxar sardinha pra marca, nem te dar dicas de modelos, porque lá você vê de tudo, e todo mundo chegou em Machu Picchu. No nosso grupo tinha uma boa variedade de modelos. Eu comprei uma bota Caterpillar de cano alto, impermeável, bastante resistente e confortável. As meninas estavam usando Timberlands, e N. estava com uma bota tática cuja marca desconheço, mas muito boa também. A qualidade do calçado é essencial pra não te arrebentar o pé. Na subida o calcanhar sofre, e na decida a unha do dedão vai sendo pressionada contra o bico da bota. Portanto está aí a dica: um bom calçado, já usado e laceado, e boas meias de algodão que absorvam o suor;
  • Repelente de insetos;
  • Protetor solar;
  • Lanterna. Levei minha Maglite, velha companheira de muitas aventuras! Uma guerreira, sem sombra de dúvida. Mas se você vai comprar agora, e especificamente pra viagem, compra daquelas de prender na testa, tipo mineiro. Os guias por lá são unânimes nessa escolha, pois ter as mãos livres é interessante em muitos momentos.
  • Máquina fotográfica. ÓBVIO! E pilhas carregadas. Eu levei uma Sony simples, daquelas cyber-shots, e dois pares de pilhas da mesma marca, recarregáveis. Duraram os quatro dias da trilha tranquilamente. Mas a sua máquina deve ser a bateria, então tem que testar pra ver se uma só dura o suficiente. Ah, e não esqueça do cartão de memória, porque você vai querer trazer MUITAS fotos e videozinhos!
  • Pelo menos um livro. Eu levei o "On the Road - Pé na estrada", do Jack Kerouac, que bateu bem com meu espírito naquele momento. Mas ó, aqui falando especificamente sobre a trilha, eu não recomendo que você leve livro. Nem baralho, dominó, joguinho, nem nada pra “matar o tempo”. A trilha cansa pra caramba e quando você chega no acampamento, só quer saber de capotar e dormir!
  • Capa de chuva. Nós não usamos, mas é obrigatório levar, por precaução. Uma daquelas descartáveis de plástico, tipo poncho, é o suficiente. Eu levei uma da Nautika, de PVC. Não vou dizer que é ruim, mas a mim não se adaptou... sou motociclista, e experimentei pilotar por aqui, antes de viajar. A parte de baixo rasgou na vestida! O PVC é muito rígido, o que torna o troço desconfortável e pouco prático, tanto pra vestir quanto pra guardar na mochila. Acabei comprando em La Paz uma calça impermeável, marca Campmor, de usar por cima da roupa, excelente. Custou cinquenta dólares, mas certamente vai durar a vida inteira! Só me arrependo de não ter comprado a parte de cima também, da mesma marca e tecido...
  • Como sou meio hipocondríaco, levei uma pequena farmacinha, prevendo qualquer eventualidade. Band-aid, Aspirina, descongestionante nasal (minha rinite me incomoda sempre), Plasil, anti-ácido, Imosec, Diclofenaco, manteiga de cacau. E lá você encontra as famosas Soroche pills, cujo efeito depende em cada caso. Na trilha a equipe da empresa que te acompanha leva gaze, mertiolate, oxigênio e tudo o mais pra uma eventual necessidade de primeiros socorros.
  • Uma boa mochila. Apesar de por lá você achar muita coisa, a qualidade muitas vezes é duvidosa. Eu comprei uma Trilhas e Rumos modelo Crampon 77 Tech. Marca brasileira, mas "made in China" (aliás, hoje em dia o que NÃO é?) com excelente acabamento, muito bonita e resistente. Pra mim foi um excelente custo-benefício!
  • Um saco de dormir bem quente. As noites na montanha são frias, esteja preparado. Eu levei um edredon comum. O ruim pra mim é que era um tanto mais pesado do que um sleeping bag. Mas me atendeu bem. Lá eles fornecem o isolante térmico, pra colocar no chão da barraca. Além disso eu dormi com meias grossas de lã, calça de lã por baixo do jeans, moleton e luvas, e um gorro protejendo as orelhas. No nosso grupo todo mundo se equipou meio parecido. E todo mundo, em algum momento, passou um pouquinho de frio! Portanto escolha seu saco de dormir e a roupa de frio com carinho! Se você tiver grana pra comprar essas coisas próprias de acampamento, tipo anorak e tudo o mais, melhor pra você. Tem coisa por aí muito boa, que te proteje do frio e que não pesa muito. A roupa de frio foi o que mais pesou na minha mochila, e o peso tem que ser MUITO levado em consideração no que diz respeito à trilha. O saco de dormir também é legal dependendo do hotel ou albergue em que você for ficar, porque aqueles cobertores das camas parecem nunca saírem de lá...
  • Além disso itens pessoais, como roupas, escova de dentes, papel higiênico, etc. Pra trilha, arrume sua mochila com critério pra não levar muito peso. Eu levei quinze quilos e sofri bastante pra carregar! E pior, quase nada foi de utilidade, além das coisas que citei.

Na fase de planejamento eu fiquei um tempão atormentado com a questão o que levar e o que não levar. Hoje posso te dizer com absoluta segurança: nada. Isso aí, você me entendeu. Não precisa levar do Brasil absolutamente nada, se você não quiser (exceto o calçado e a mochila, já expliquei o porquê). Quero dizer, não precisa comprar equipamentos e itens mirabolantes, tipo fogareiro, panela de camping, binóculos, pederneira, isolante térmico, barraca, etc. O custo Brasil, todo mundo sabe, é absurdo. Se eu pudesse voltar atrás, faria essa parte do plano de uma forma totalmente diferente. Tudo que comprei no cartão de crédito, à prestação, eu deixaria pra comprar lá. Então junte sua grana, e leve dólares. Em Santa Cruz tem feiras que vendem vestuário muito barato, e tanto em La Paz quanto em Cusco tem lojas pra todo tipo de equipamento, inclusive para locação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário