sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dicas - 1

1 - Tanto no Peru quanto na Bolívia, a palavra de ordem é propina, isto é, gorjeta. Tudo é pago, especialmente o acesso aos banheiros. Não importa se o chão é de granito e a louça é de primeira, ou se o chão é de terra batida e a louça... potz, não tem nem louça? Pois é, é isso aí! Há lugares em que os baños são um horror, e nem por isso são gratuitos. Leve com você um papel higiênico, que ninguém é de cortiça, e o seu número dois rolará tranquilo. Tenha sempre moedinhas trocadas no bolso, e cuidado com a comilança.

2 - Nunca pague nada de primeira, sem pechinchar! Pra nós brasileiros soa folclórico, mas por lá é absolutamente natural, uma cultura local, mesmo. Sabendo conversar, não se espante em conseguir, geralmente, a metade do preço inicial!

3 - Meus companheiros de viagem não concordam, mas eu penso que quanto menos bagagem, melhor. Você vai querer comprar um monte de coisa pra trazer, e precisará de espaço. Então deixe vinte cuecas e leve só cinco. Deixe dois tênis e leve um, e assim por diante! Se você precisar de alguma coisa por lá que você não levou, simplesmente compre. Exceto pela trilha, você estará em centros urbanos, e não num episódio de Man vs. Wild ao lado de Bear Grylls. E quanto à sua roupa, simplesmente lave! As lavanderias de lá fazem um serviço bonitinho e MUITO barato (eu gastava um dólar pra lavar a roupa de cinco dias!)

4 - Leve cadeadinhos pequenos e mantenha sua(s) mochila(s) lacrada(s). Com a gente não aconteceu nada, mas com pessoas dos grupos que conhecemos aconteceu. Imagine ter seu passaporte roubado! Um casal em La Paz nos reportou este malogro. Fique esperto, e atento a seus pertences! Não dê uma de gringo deslumbrado, como fazem muitos em nosso litoral. Ladrão tem em todo lugar do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário