sábado, 6 de dezembro de 2008

Do diário de viagem - 21/04/2008

Rolei na cama, dormi mal. Minha rinite crônica está enchendo o saco. A cabeça às vezes dói um pouco e pára. Parece que meu coração está mais rápido, mas não sei, talvez seja apenas impressão.

Acordaríamos seis e meia pra tomar café pelas sete, pois a van que nos buscará pro passeio está marcada pras oito. mas levantei cinco e meia e não dormi mais!

Visitamos hoje o sítio arqueológico de Tiahuanaco, uma civilização anterior a dos incas. Impressões do museu: interessante a interpretação que eles davam pro conhecimento. As classes sociais eram divididas por conhecimento, era melhor posicionado socialmente aquele que demonstrasse maior sabedoria.

Muito bacana a galeria de crânios, todos deformados! Eles deformavam a cabeça das crianças com moldes de madeira, pois acreditavam que quanto maiores ficassem, mais sábias elas seriam. Pelo jeito eu seria um gênio na antiga Tiahuanaco! Escolhiam as crianças que passariam pela deformação através de demonstrações de desenvolvimento prematuro, como andar antes das outras, ou falar antes das outras.

Muito legal também perceber como desenvolveram uma habilidade única na combinação de metais, um equilíbrio diferente para cada utilização.

Visitamos o local aonde foram encontradas muitas múmias, e é bem bacana o motivo pelo qual elas se encontravam em posição fetal. Ali era o lugar para recomeçar em uma nova vida!Conta o guia que um dia por ano eles iam lá e faziam oferendas aos mortos, pois acreditavam assim ajudá-los na jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário