domingo, 7 de dezembro de 2008

Do diário de viagem - 23/04/2008

Saímos cedo pra conhecer a montanha chamada Chacaltaya. O guia, Juán, tem muito conhecimento e muita dedicação para explicar as coisas.

Ainda na van, começou falando sobre La Paz, que foi fundada após uma disputa entre os colonizadores espanhóis pelas minas de prata em Potosi. (aliás, aproveite e compre coisas de prata, se você curte, porque aqui é barato!). La Paz teve uma sede inicial perto das ruínas de Tiahuanaco, mas devido a altitude e ao frio, mudaram pra dentro do vale.

Era rota para quem ia para o noroeste e o pacífico. Juán falou sobre as tcholas e seus costumes, sobre as nações que formam a Bolívia e sobre a semelhança linguistica entre o Aimará e o Japonês, que é realmente uma coisa curiosa. Muitas palavras são semelhantes, e a palavra que identifica "cão" é bem dizer uma só! Acredita-se que haja uma raiz comum, e que povos oriundos das filipinas tenham vindo através do estreito de Bering para a América do Sul.

Falou sobre a guerra da Bolívia com o Chile, e da guerra pelo chaco, contra os paraguaios. Aliás que a Bolívia não ganha uma, podia até ser sido colonizada por franceses! Falou sobre a participação de Simón Bolívar (venezuelano) pela independência do país e que o país se chama Bolívia em virtude dele.

Fomos para a montanha, e lá estava ainda MAIS frio. Para chegar ao topo saímos de 5.300 metros e sumbimos até 5.400, numa caminhada diagonal de 300 metros. Gastei 45 minutos! O ar faltava, o coração parecia que ia explodir. A chegada é recompensadora, a paisagem é explêndida. Descemos e fomos almoçar.

Comi um tal de Pacumoto. Trata-se de chorizo, frango, carne bovina e batata, tudo assado. É típico das regiões de selva da Bolívia. Sinceramente, não vi muita vantagem! As gurias comeram truta do lago Titicaca. Tomamos uma limonada aguada e pronto, barriga cheia!

Estávamos sozinhos dessa vez, apenas nosso grupo. Isso é legal, porque o guia fica dedicado e fala em apenas um idioma. N. é nosso tradutor simultâneo, mas Juán fala devagar, então poucas palavras não entendemos... fizemos um city tour, e descobrimos a La Paz rica e bonita. Os endinheirados vivem bem, em casas confortáveis e nas regiões mais baixas da cidade, de clima mais ameno. Fomos à praça Murilo (nome do líder defensor na guerrra contra o Chile) onde está o palácio do governo e o parlamento.

Há também na praça um busto de um presidente que tentou implementar a igualdade entre os ricos senhores e os campesinos. Sofreu um golpe, e o busto fica bem em frente ao poste em que ele foi enforcado! No centro da praça há um monumento que, de cada lado, tem escritos os valores em que o país acredita. Juán nos contou uma curiosidade: estranhamente, mesmo tendo muitos pára-raios em torno da praça, um relâmpago atingiu o monumento em 2003 partindo exatamente ao meio a palavra “união”. Desde então movimentos separatistas e dissidências assombram o país. Uma outra curiosidade: há alguns engraxates pela praça, e todos eles usam um tipo de balaclava de lã cobrindo o rosto. Juán disse que são jovens que o fazem porque tem outras ocupações ou estudam a noite, e temem hostilidade ou preconceito por desenvolverem tal atividade.

De lá fomos à calle de las Brujas, ver as coisas que os xamãs andinos usam em oferendas e na medicina indígena (medicina é artigo de luxo por lá) muito popular. Fomos também ao vale da lua, mas não achei grandes coisas não... o que achei interessante é que lá pude ver a planta do peiote, isso é legal. Tem um outro cacto, chamado Tuna, que dá uma frutinha que nós comemos na sobremesa do almoço, bem boazinha... tem também um bicho chamado biscatcha, mas infelizmente não achamos. Perguntei se era comestível, e o guia deu um sorrisinho matreiro. É amigo, Juán é guia profissional a bastante tempo, e pelo jeito já conheceu muito brasileiro...

2 comentários:

  1. Grande Bergo!!!! Aqui o Rafael da faculdade, aguardo sobre sua viagem, pois voce sabe que eu também farei essa mesma viagem em 2010. e muito obrigado pelas dicas aqui postadas pois sera de grande auxilio para meus futuros planejamente!!
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Pow cara, se meu material te ajudar um pouco, ficarei feliz!

    []s!

    ResponderExcluir