sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Planos - Segunda parte

Existem várias maneiras de chegar a Machu Picchu. Nós optamos pela que consideramos a mais emocionante, que é chegar a pé, através do caminho inca. Claro, você pode optar pela comodidade do trem, mas pense... qual é a graça?

Ok, ok, cada um com sua idéia. Independentemente do roteiro que você pretende fazer, a primeira coisa que você tem que pensar, se for fazer a trilha, é que você precisa fazer a reserva com antedência. E eu recomendo MUITA antecedência! Isso porque o caminho inca é muito procurado, por pessoas do mundo inteiro! E o governo do Peru tem um controle muito grande sobre tudo que acontece na área englobada pelo sítio arqueológico de Machu Picchu. Muitos brasileiros devem pensar, como eu pensava, que nossos vizinhos sulamericanos são uma baita bagunça! Acredite, deixe o preconceito de lado e espere pra ver: pelo menos no que diz respeito a Machu Picchu, eles são EXTREMAMENTE organizados. Nunca estive num país rico, mas pra mim aquilo é um alto padrão de gerenciamento. De modo que, se você não reservar seu lugar na trilha, balaio. Perdeu, não vai conseguir fazê-la. A não ser que, numa sorte escatológica, você consiga a vaga de um desistente.

Dos detalhes que precisam ser acertados com antecedência, merecem destaque os mais simples e os mais óbvios. O mais simples: tomar vacina contra febre amarela pelo menos dez dias antes do embarque. Eu tomei gratuitamente num posto de saúde. Depois, com a carteirinha que lá me forneceram, visitei a ANVISA no aeroporto internacional e lá me deram a que tem validade no estrangeiro. Simples assim, e de graça assim, exceto pela gasolina que gastei. O mais óbvio: tirar o passaporte na Polícia Federal. E não é chegar lá e dizer "bom dia, meu nome é Zé Arruela e vim tirar meu passaporte"! Você precisa fazer um cadastro na Internet, e em seguida agendar o dia em que irá comparecer lá para os procedimentos complementares. O meu agendamento ficou pra vinte dias depois do meu cadastro, portanto não vá se enrolar com um detalhe tão besta.

De resto, daqui em diante, vou falar sobre os detalhes do nosso planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário